Metalúrgicos da Stil Lux conquistam PLR e 42 horas

Por Auris Sousa | 20 mar 2013

Os metalúrgicos da Stil Lux, de Cotia, iniciaram a quarta-feira, 20, com o pé direito. Isto porque os companheiros resgataram a PLR de 2012 e conquistaram a redução da jornada de trabalho para 42 horas, sem redução dos salários. O valor e a redução foram aprovadas durante assembléia.

A luta pelo pagamento da PLR vem desde o ano passado. “Estou satisfeito. As reuniões [sobre a PLR] valeram a pena. Demorou, mas temos a nossa parte”, avaliou um dos companheiros que atuou na mobilização para que a contribuição dos trabalhadores com o lucro da empresa não passasse despercebida.

Mais direitos – Na assembleia, os trabalhadores também aprovaram a criação de três turnos, que foram criados pela empresa com acompanhamento do Sindicato. Por meio da medida, a entidade conquistou a redução da jornada de trabalho dos companheiros para 42 horas, que terá início em abril. “Agora terei mais tempo para ficar com a minha filha”, comemorou uma metalúrgica.

A redução não beneficiará apenas os trabalhadores da empresa, mas também os moradores da região de Cotia. “A redução da jornada e criação de turnos vai gerar pelo menos mais 60 contratações na Stil Lux”, avaliou o diretor do Sindicato Claudio Matos.

Convenção Coletiva – Durante as negociações com o Sindicato, a empresa também se comprometeu a regularizar as horas extras realizadas pelos companheiros de acordo com a Convenção Coletiva, a partir de abril. Como também a fornecer uniformes para todos os seus colaboradores.

Todos estes direitos estão garantidos na Convenção Coletiva da categoria. Informação que lembrada pelo assessor do Sindicato José Roberto, que apontou a importância de se conhecer a convenção. “Por meio dela os metalúrgicos conhecem os seus direitos e podem cobrar pelo cumprimento deles”, enfatizou.