Campanha Salarial 2020

Metalúrgicos das regiões de Osasco e Jandira aprovam pauta de reivindicações

Por Auris Sousa | 18 set 2020

Companheiros aprovam pauta de reivindicações

Os metalúrgicos de Osasco, Jandira e Itapevi deram um grande passo nesta quinta-feira, 17, quando aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2020 em assembleia realizada na sede do Sindicato. Ela tem como principais eixos a manutenção dos direitos assegurados na Convenção Coletiva da categoria e o aumento real. Os trabalhadores também aprovaram a inclusão na convenção de cláusulas específicas sobre home office e proteção permanente contra a covid-19.

Gilberto Almazan, secretário-geral do Sindicato, ressalta a importância de a categoria defender a Convenção Coletiva

O secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan, coordenou a assembleia e enfatizou que os metalúrgicos precisarão estar ainda mais unidos e mobilizados para defender a Convenção Coletiva. “O reajuste é importante, mas se a gente conquistar o aumento e perder a Convenção Coletiva, mais na frente também corre o riso de perde o salário, porque a empresa pode implantar uma terceirização e o salário vira água, desaparece porque muda as condições do contrato de trabalho”, explicou Gilberto ao destacar a importância de lutar por uma Convenção forte.

A defesa das clausulas da Convenção também foi ressaltada pelo presidente do Sindicato, Jorge Nazareno. “Campanha Salarial envolve salário, mas é muito mais que reajuste. Temos cláusulas importantes que temos que preservar”, enfatiza Jorge Nazareno

Jorge Nazareno, presidente do Sindicato, disse que a Campanha Salarial vai além do reajuste do salarial

Unidade fortalecida

Nesta primeira assembleia, participaram metalúrgicos que trabalham na Meritor, LAO Indústria, Ficosa, Budai, Nyaço, Belgo, CTrens e Spaal. “É se reunindo que a gente forma uma equipe, por isso fiz questão de vir ao Sindicato. Tudo que é feito junto tem mais sucesso, com unidade teremos mais chances de conquistarmos o nosso reajuste e a renovação da Convenção Coletiva. Daqui, vamos sair mais fortalecidos para campanha”, avaliou um com companheiros que trabalha na Lao Industria.

Para um companheiro da Ficosa, “é importante participarmos de assembleias como esta para entendermos como funciona a pauta, as negociações e tudo que está em jogo. Depois a gente repassa para os colegas e consegue explicar melhor”.

Gilberto Almazan, presidente eleito para comandar o Sindicato pelos próximos quatro anos, apresentam companheiros que farão parte da nova diretoria do Sindicato: Izaias de Oliveira e Joice Sampaio

Mais assembleias – Neste sábado, 19, os companheiros das demais regiões terão assembleias na sede e subsedes do Sindicato, a partir das 10h.

Campanha Salarial – Com data-base em 1º de novembro, a Campanha Salarial é unificada com os demais sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando em torno de 800 mil metalúrgicos no Estado de SP. A entrega da pauta aos grupos patronais será na próxima quinta-feira, 24, para marcar o momento serão realizadas assembleias em diversas metalúrgicas espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Confira algumas das reivindicações desta Campanha:

Reajuste com aumento real de salário;

Piso salarial com reajuste cima da inflação

Homologações no Sindicato

Licença maternidade e para trabalhadora adotante

Não à utilização de mão de obra temporária e/ou terceirizada