FIQUE SÓCIO!

Press Releases
COMPARTILHAR

Metalúrgicos de Osasco comemoram 35 anos da Semsat

Por Auris Sousa | 28 maio 2014

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco participa na próxima quarta-feira, 21, os 35 anos da 1ª Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador), que marcou a história de luta do movimento sindical por melhores condições de saúde no ambiente de trabalho. O encontro acontecerá no auditório do Dieese, em São Paulo, a partir das 9h, e organizado pelo Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho). 

A primeira edição aconteceu em 1979, quando a Previdência registrava 1,4 milhão de acidentes e não tinham registros de doenças. O grande números de acidentem-te e a falta de diagnóstico de doenças uniram sindicatos de diversas categorias para lutar contra o problema. 

Com o lema “Saúde não se troca por dinheiro”, a Semsat foi importante para alertar as Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), profissionais dos Sesmts (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) e o conjunto dos trabalhadores sobre a necessidade da prevenção. 

Um dos principais resultados do primeiro encontro foram: a inclusão de cláusulas sobre segurança no trabalho nas convenções coletivas e a proposta da criação de uma entidade intersindical que subsidiasse os sindicatos com informações sobre as causas de adoecimentos e de mortes relacionadas ao trabalho. Assim, em 1980, era criado o DIESAT, o único órgão intersindical brasileiro a se dedicar às questões relacionadas à Saúde do Trabalhador.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07