Metalúrgicos de Osasco e Taboão recebem mutirão

Por Auris Sousa | 17 set 2018

A mobilização da Campanha dos Metalúrgicos 2018 vai crescer nesta quarta, 19, em Osasco, e quinta-feira, 20, em Taboão da Serra. Isto porque o mutirão de assembleias vai passar pelas principais fábricas destas regiões.

Além de organizar os companheiros para a defesa da Convenção, durante as assembleias a diretoria também tem convocado os trabalhadores para participarem da assembleia geral de aprovação de pauta, que acontece no próximo sábado, 22, na sede do Sindicato, a partir das 10h.

Unidade fortalecida em Barueri e Cotia

Na semana passada, a unidade ganhou força nas principais fábricas de Barueri e Cotia, entre elas: Crismetal, elubel, Metalfoto, Multivisão, Schunck, Thorco, Tup Tech, Zoppas, Unifilter, Rossini, Tuba, Adelco, Kofar, Jas e Irrigabras.

Durante o mutirão, a diretoria passou informações importantes para os metalúrgicos sobre a economia e a importância de defender e valorizar os nossos direitos conquistados a base de muita luta e negociação. Hoje, preservados na nossa Convenção Coletiva, que infelizmente tem data de validade: 1º de novembro. Para defende-la, a organização dos trabalhadores é fundamental, por isso todos estão convocados para a assembleia de aprovação de pauta, que acontece neste sábado, 22.

O mutirão também já passou pelas fábricas de Alphaville e Jandira

A participação dos trabalhadores tanto no mutirão, como na assembleia de sábado, é fundamental para defendermos uma das nossas maiores conquistas: Convenção Coletiva, que tem diversas cláusulas que têm mais força que a lei, ainda mais depois da aprovação da reforma trabalhista. Sem a Convenção, o trabalhador acidentado, por exemplo, não teria estabilidade até a aposentadoria (leia da página 2), não teria um piso salarial acima do salário mínimo, bem como indenização por morte, entre outras garantias. Além disso, a empresa pode desrespeitar o direito à homologação no Sindicato que fiscaliza se a rescisão está correta e orienta sobre os direitos na hora da dispensa.