Campanha Salarial 2013

Metalúrgicos de Osasco somam forças por aumento real

Por Auris Sousa | 19 ago 2013

Metalúrgicos de Osasco participaram do segundo Seminário sobre Campanha Salarial 2013, que aconteceu no sábado, 17, na sede do Sindicato. Durante a atividade, os trabalhadores conheceram as principais reivindicações da pauta de reivindicação, fizeram propostas e tomaram conhecimento da situação econômica atual do país.

O seminário foi aberto pelo diretor do Sindicato Marcos Roca que resumiu o encontro como um momento de “buscar unidade entre os trabalhadores para os empregadores verem que estamos nos organizando por melhorias”. Em seguida o diretor do Sindicato, Gilberto Almazan explicou de forma didática aos participantes o que é acordo, convenção, comissão e negociação coletiva. Além disso, falou sobre a importância da campanha salarial.

“Campanha Salarial é a luta coletiva e organizada pelos trabalhadores, que somam forças para negociar com os representantes dos patrões”, explicou.

Panorama econômico

O técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico) Altair Garcia foi o responsável por passar informações aos metalúrgicos sobre o cenário da economia do setor da metalurgia. No geral, Garcia explicou que “as negociações com os grupos patronais não serão fáceis”, no entanto, ele enfatizou que o resultado vai depender “da força e unidade da categoria”.

Técnico do Dieese, Altair Garcia, mostrou o desenvolvimento do setor metalúrgico

O técnico apontou que o setor automotivos foi um dos segmentos que mostrou melhor desempenho. No acumulado do ano, com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), cresceu 15.8%. No setor, o emprego cresceu 4,4%. “Os dados são importantes porque também puxa o crescimento de outros setores da metalurgia, como o de autopeças”, explicou Garcia.

Interação dos trabalhadores

Após palestra do Dieese, os companheiros do Sindicato se reuniram em grupos e fizeram propostas para Convenção Coletiva. Entre elas estão: Identificação de LER; inclusão da ginastica laboral; obrigatoriedade do trabalhado passar por um exame completo no momento da demissão; obrigatoriedade da cesta básica; desjejum; que o horário de trabalho seja respeito da integra; mudar na Convenção a nomenclatura de trata de deficientes: de portadores de deficiências para pessoas com deficiências.

Para um companheiro da Meritor, o seminário colabora para os metalúrgicos ficarem por dentro das principais informações sobre a campanha. “É muito bom para gente se manter atualizado e para participarmos das pautas”.

Onda de manifestações – Durante o seminário, o vice-presidente do Sindicato Carlos Aparício Clemente lembrou aos companheiros que “estamos iniciando a campanha salarial e no mesmo momento fazendo manifestações contra o fator previdenciário, desvalorização das aposentadorias e pela melhoria nas pericias médicas. Além disso, estamos focados nos preparativos para a greve geral no dia 30 de agosto”.