Metalúrgicos debatem Indústria 4.0

Por Auris Sousa | 08 abr 2021

O 1º Encontro da Indústria 4.0 Brasil-EUA reuniu diversos representantes de sindicatos da categoria metalúrgica dos Estados Unidos e de entidades ligadas as Confederações da Força Sindical e da CUT. Virtual, a atividade teve início na quarta-feira, 7, com encerramento nesta quinta. Representando o Sindicato, participaram Alex da Força, João Batista, Everaldo dos Santos e Monica Veloso.

O painel de abertura contou com a presença da vice-presidente do Sindicato (licenciada), Monica Veloso. Já o diretor Everaldo dos Santos, ministrou palestra no segundo painel.

1º Encontro da Indústria 4.0 Brasil-EUA

“Foi um encontro muito rico em formação, articulação, reflexão e debates. Com certeza colabora para unificarmos ainda mais força em defesa dos direitos da categoria”, avalia o secretário-geral do Sindicato, João Batista.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, falou que o Brasil vive um “apagão tecnológico perante a Indústria 4.0”, pois estamos sempre atrasados em relação aos avanços nesta área ocorridos em outros países, e criticou o governo federal brasileiro que não prioriza este tema que é crucial para o desenvolvimento da indústria nacional e para a classe trabalhadora.

Programação

O primeiro painel tratou sobre a situação tecnológica dos dois países, as mudanças na indústria e seus efeitos. O segundo foi sobre o teletrabalho/home office e as ações sindicais, e contou com palestra do diretor do Sindicato Everaldo dos Santos. Já o terceiro tratou de acordos coletivos e o quarto de iniciativas na Indústria 4.0 e estratégias para o futuro.

[Com informações da CNTM]