Metalúrgicos participam de plenária regional em Jandira

Por Auris Sousa | 05 jun 2012

Com a Faceq (Faculdade Éça de Queiroz), em Jandira, lotada, os metalúrgicos encerraram no sábado, 2, as plenárias regionais do VII Congresso. Companheiros de 24 metalúrgicas e movimentos sociais participaram do evento e contribuíram com propostas que poderão ser escolhidas para direcionar os próximos rumos do Sindicato.

A plenária se iniciou com palestras de Rodolfo Viana, técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que discorreu sobre trabalho decente, trabalho infantil e escravo, e de Sandra Praxedes, da SDTI (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), que abordou Economia Solidária.

Os participantes tomaram conhecimento de que a Economia Solidária é um sistema que tem como base valores como cooperação, fortalecimento do grupo, sem patrão e empregado, cada um pensando no bem de todos. “Economia Solidária surge através da mobilização das pessoas contra a desigualdade social e o individualismo”, explicou Sandra.  “A economia solidária pode ajudar os moradores de ruas e catadores de recicláveis”, defende Sandra.

Após os debates, metalúrgicos e movimentos sociais apresentaram suas propostas, que serão votadas na plenária final (leia abaixo) e se mostraram satisfeitos com os temas abordados. “Foi muito interessante. Discutimos questões que acabam ficando no esquecimento, como a educação, os direitos da criança e situação dos moradores de rua”, avaliou um metalúrgico da Açotecnica, de Jandira.

Veja a galeria de fotos da plenária:

[slideshow auto=”on” thumbs=”on”]