Ministro anuncia vacinação contra HPV em março

Por Auris Sousa | 30 jan 2014

Meninas de 11 a 13 anos receberão a primeira dose

A partir de 10 de março, a vacina contra o HPV entra oficialmente no calendário nacional de imunizações e passa a ser ofertada às meninas de 11 a 13 anos. A informação foi divulgada na quarta-feira, 30, em cadeia nacional de televisão e rádio pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero – terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Além dos postos de saúde, a primeira dose da vacina também estará disponíveis nas escolas públicas e privadas. Também está previsto reforço nas entidades de ensino sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV. “A experiência mundial mostra que, quando combinamos vacinação com ambiente escolar, são alcançadas maiores coberturas”, ressaltou Padilha.

Segundo o ministro, a faixa-etária de 9 a 13 anos foi escolhida para ser imunizada porque neste período a vacina tem melhor resposta. “Nesta fase, a menina pré-adoelescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero”, observou Padilha.

Doses – Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.