Mulheres mostram sua força durante encontro na sede do Sindicato

Por Auris Sousa | 13 mar 2020

Foi com a força das mulheres que a quinta-feira, 12, começou na sede do Sindicato num encontro que reuniu metalúrgicas, aposentadas, trabalhadoras da entidade, da Sicoob CredMetal do Sindicato dos Ferroviários e marcou a unidade pela igualdade de oportunidades e ao combate da violência contra às mulheres.

Durante o encontro, as diretoras reforçaram que as lutas das mulheres devem ser abordadas constantemente, não somente num dia especifico do ano. Também ressaltaram que a ampliação deste debate é necessária para reforçar a luta contra os retrocessos e pela ampliação de direitos e espaços.

“Todos os avanços de políticas públicas que tivemos nas últimas décadas estão sendo desmontados. Então, é importante demonstrar nossa insatisfação e unir forças para defender os nossos direitos e para ampliar as nossas conquistas”, destacou a vice-presidente do Sindicato, Monica Veloso.

A diretora Gleides Sodré falou da violência contra a mulher como um dos principais fatores que prejudicam suas potencialidades, o seu empoderamento. “Diariamente mulheres são mortas, simplesmente pelo fato de serem mulheres. Na maioria das vezes pelos seus maridos, companheiros, namorados. Isso não é comum, não pode ser considerado algo comum”, ressaltou Gleides ao incentivar a denúncia e o debate contra qualquer tipo de violência contra mulher.

Já a diretora Etelvina Guimarães destacou a importância de denunciar também os casos de assédio moral e sexual nas fábricas. “Não podemos tolerar, estes tipos de condutas devem acabar e a denúncia é um dos meios para isto”, alertou.

Para isto, a diretora Creusa de Oliveira reforçou a importância de as mulheres também fazerem parte da organização no local de trabalho: “Precisamos estar em todos os locais de decisão e de luta, destaco aqui a nossa participação na organização no local de trabalho, por meio das comissões de fábricas, da cipa”.

A vereadora de Osasco, doutora Régia participou do encontro e parabenizou as companheiras pela luta. O médico do trabalho, Paulo Moura, também esteve presente e falou sobre o avanço do Coronavírus no país e alertou que os cuidados básicos devem ser redobrados, como lavar as mãos frequentemente; usar álcool em gel; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.