Mutirão de assembleias mobiliza 21 mil metalúrgicos

Por Auris Sousa | 30 set 2014

Os metalúrgicos da região de Osasco seguem em luta na Campanha Salarial, com mobilizações, assembleias e negociações para garantir aumento real e direitos. Nesta terça-feira, 30, 5 mil metalúrgicos de fábricas espalhadas por Taboão da Serra e Itapevi reforçaram a organização pela aprovação da pauta de reivindicações. A ação faz parte do mutirão de assembleias, que ao todo, organizou 21 mil metalúrgicos.

[wppa type=”slide” album=”193″][/wppa]

Organizados pelo Sindicato, companheiros de diversas fábricas, entre elas Carmona, Spaal, Miralux, WTT, Metale, MKS, AEPI, Alclean, Cinpal, Forjafix, atrasaram uma hora da produção.  “É importante que todos os metalúrgicos se organizem para termos mais força e conquistar nosso aumento até 1º de novembro”, torce um companheiro da WTT.

Por isso que a cada semana a diretoria do Sindicato percorre as metalúrgicas da região para mobilizar cada vez mais trabalhadores. “Essa movimentação está mais que aprovada, o Sindicato tem que ir em todas as empresas mesmo e mobilizar todos os trabalhadores”, avalia um metalúrgico da Miralux.

Negociações duras – Durante as assembleias, os companheiros receberam informações sobre o andamento das negociações com os grupos patronais. As primeiras rodadas começaram na segunda-feira, 29, com o Grupo 10 e Sindipeças, e nesta terça, 30, com o setor de Fundição. Na mesa de negociação, muita choradeira e poucas propostas.

Por isso, para a categoria a mobilização é indispensável. “Pelo que ouvi do diretor vai ter que ter pressão mesmo. Se não, não vamos para frente. As coisas estão cada vez mais caras, vamos no mercado e nosso salário fica tudo lá. Temos que botar pressão”, ressaltou uma companheira da Spaal.

“Não podemos baixar a cabeça de forma alguma. Temos que lutar por nossos direitos e ter consciência na hora de votar, para que a gente não perca os direitos já conquistados. Se votarmos errado, podemos perder tudo que já conquistamos”, se preocupa um companheiro da Spaal.

Para reforçar a luta pelo aumento real, estabilidade para delegado sindical, 40 horas, e demais itens da pauta de reivindicações, os trabalhadores de Taboão da Serra e Itapevi se reunirão em seminários no próximo sábado, 4.

Campanha Unificada – Os metalúrgicos de Osasco e região participam da Campanha Salarial Unificada, organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que representa cerca de 750 mil trabalhadores.