Na luta pela igualdade de oportunidades

Por Auris Sousa | 05 mar 2015

Patricia Arquette, ganhadora do prêmio de melhor atriz coadjuvante do Oscar 2015, usou o seu discurso de agradecimento para pedir igualdade de gênero. “Essa é a hora de ter salários e direitos igualitários para todas as mulheres dos Estados Unidos”, falou emocionada.

O discurso da atriz foi destaque nos principais jornais do mundo. Parecia uma bandeira inédita, mas sabemos que não é. E ela vai além do tapete vermelho.

Há anos lutamos pelo trabalho igual, salário igual. Pelo fim da discriminação entre homens e mulheres. Pela igualdade de oportunidade e melhores condições de trabalho. Pela garantia de que tenhamos acesso ao ensino de qualidade; ao emprego; à casa própria; saúde e segurança; trabalho decente.

Por isso neste 8 de março reafirmamos a necessidade de juntas lutarmos por todas as mulheres que se qualificam e estudam, mas continuam ganhando menos que os homens mesmo quando desempenham a mesma função. Segundo o Censo 2010, as brasileiras tiveram um aumento de 12,8% na renda média mensal, contra 3,6% de aumento da renda dos homens. Um avanço. No entanto, a renda deles, ainda é maior. As mulheres ganham 68% da renda dos homens.

Estamos engajadas nesta luta. Por isso convidamos todas as sócias metalúrgicas para mais um encontro pela igualdade de oportunidades, a ser realizado entre os dias 27 e 29 de março na Colônia de Férias, em Caraguatatuba. As interessadas devem se inscrever até 26 de março na sede ou subsedes do Sindicato. As inscrições são limitadas.

Diretoras do Sindicato
Claudia Reguelin