Especiais

Com a missão de esclarecer e informar nasce o jornal “Visão Trabalhista”

Por Felipe | 05 nov 2018

Para esclarecer, informar, fortalecer e mobilizar cada vez mais a categoria, em 1972 nasceu o jornal “Visão Trabalhista”. O Sindicato era então presidido por Henos Amorina, que avaliou importante a categoria ter um jornal.

“Onde os companheiros pudessem transmitir o seu verdadeiro pensamento em relação a nossa entidade. Dúvidas trabalhistas, e outras, tornando-se aí o enlace através da comunicação. Comunicando é que tiramos as nossas dúvidas, comunicando é que transmitimos as nossas ideias, os nossos pensamentos a outros companheiros, tornando-nos cada vez maior”, enfatizou Manoel Ipolito da Souza, Secretário do Sindicato na época, na primeira edição do jornal.

Rosto da 1ª Edição do Visão Trabalhista, periódico do Sindmetal.

Nos primeiros anos, o periódico era publicado uma vez a cada dois meses, em alguns períodos mensal, e em outros, semanal. As primeiras edições tinham textos extensos, poucas fotos, ilustrações e charges. O visual era pouco atrativo, mas serviu para cravar o marco inaugural do jornal do nosso sindicato.

Capa do Visão Trabalhista. Ano 4, Nº 26.

Com o passar dos anos, para atrair a atenção dos trabalhadores, o jornal passou por mudanças no layout, reportagens e no humor. A primeira reformulação aconteceu em 1977, quando o “Visão Trabalhista” ganhou um novo projeto gráfico, com mais fotos e charges, que auxiliaram na transmissão e compreensão da informação.

Capa do Visão Trabalhista. Nº 2, 2011.

Desde então, o jornal passou por várias inovações, com novos projetos gráficos e criação de sessões, até chegar ao visual atual. A última mudança aconteceu no início de 2011. Atualmente o jornal é publicado semanalmente, com quatro páginas e tiragem de 27 mil exemplares.

Esporadicamente, conforme as necessidades da categorias, o número de páginas e a tiragem sofre alterações. A maior delas aconteceu em dezembro de 2011, quando o jornal circulou com 12 páginas.

O “Visão Trabalhista” surgiu de uma promessa feita aos metalúrgicos, e colaborou e colabora para eternizar a luta e reivindicações de uma categoria, que sempre almejou e  se destacou no cenário nacional na luta por melhores condições de trabalho e direitos sociais. Ao longo destes mais de 30 anos de história se constitui como um veículo de comunicação que traduz a força política dos metalúrgicos de Osasco e região.