Agravamento da pandemia faz Metalúrgicos cobrarem acordo emergencial

Por Auris Sousa | 26 mar 2021

Preocupadas com o agravamento da pandemia, as Federações de Metalúrgicos do Estado de São Paulo (filiadas à Força Sindical e à CUT) uniram forças pela preservação da saúde, vida, emprego e renda da categoria em todo estado. Nesta quinta-feira, 25, encaminharam um ofício conjunto aos sindicatos patronais com os quais negociam, propondo a criação de um acordo emergencial.

Nomeado de “ACORDO MARCO EMERGENCIAL EM DEFESA DA VIDA E DO TRABALHO”, o documento propõe, em caráter emergencial, abertura de negociação entre sindicatos de trabalhadores e patronais para tomar atitudes conjuntas que protejam a saúde dos trabalhadores.

Federação somam força em defesa da vida, emprego e renda da categoria [Foto Arquivo]

“Com o avanço da COVID 19 no país já considerado o epicentro da pandemia, impondo consequências drásticas aos trabalhadores e ao sistema público e privado de saúde, é necessário um esforço conjunto e ainda maior entre as empresas, sindicatos e o poder público a fim de garantir, neste momento emergencial e de excepcionalidades, medidas eficazes de enfrentamento à pandemia que necessariamente passem pela: 1. Preservação da saúde e da vida; 2. Manutenção do emprego e da renda dos trabalhadores; 3. Utilização da capacidade industrial produtiva voltada ao rearranjo da saúde para este fim”, destaca as Federações no Ofício.

Para o Portal Rádio Peão, Eliseu Silva Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, filiada à Força Sindical, disse que não podemos mais aceitar que dia após dia, mais trabalhadores e trabalhadoras estejam expostos a esse vírus que, como todos sabemos, está fora de controle.

“Esse documento em conjunto construído com os companheiros da FEM-CUT, tem por objetivo principal sensibilizar o setor patronal para que possamos construir ações imediatas de proteção para a categoria que representamos. Esperamos intensificar e ampliar nossa luta pela vida neste momento de extrema gravidade pelo qual passamos”, declarou.

Cliquei aqui e leia o documento na íntegra.