Aposentados recebem adiantamento do 13º salário no final de agosto

Por Cristiane Alves | 06 ago 2019

O adiantamento de metade do 13º salário pode virar lei. O governo assinou ontem Medida Provisória que, na verdade, oficializa uma prática já adotada desde o governo Lula, atendendo a reivindicação da categoria. O valor será pago entre os últimos cinco dias úteis de agosto até os primeiros cinco dias úteis de setembro e não há possibilidade de recusar a antecipação.

A primeira parcela do 13º será depositada junto com a folha de pagamento. “É o cronograma normal de pagamento. Você recebe sua aposentadoria, ou sua pensão, acrescido dos 50% [do décimo terceiro]”, explicou Rogério Marinho, em entrevista à imprensa.

De acordo com o governo, a antecipação vai acrescentar R$ 20 bilhões à economia e beneficiar 30 milhões de pessoas. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira parcela, que será cobrado apenas em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.

Para virar lei, a Medida Provisória que institui a antecipação anual precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias [fonte: Ag.Brasil]