Nova diretoria do Sindicato toma posse nesta terça e assume compromisso de luta

Por Auris Sousa | 23 mar 2021

A nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região toma posse nesta terça-feira, 23, com o compromisso de defender os interesses dos metalúrgicos e do conjunto dos trabalhadores frente à crise econômica, ao desemprego, à pandemia. Comandada por Gilberto Almazan, a nova gestão também se compromete a representar a categoria nos diferentes espaços de atuação, como: conselhos, fóruns, mobilizações e demais ações que destacam a entidade no movimento sindical brasileiro e internacional.

Com 28 dirigentes sindicais, sendo cinco mulheres, a direção foi eleita em setembro de 2020 com 96,41% dos votos válidos. A entidade representa cerca de 30 mil trabalhadores em doze municípios da região (Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista).

Nova diretoria, presidida por Gilberto Almazan, foi eleita em setembro com 96,41% dos votos válidos

“É uma responsabilidade muito grande assumir o Sindicato, principalmente nesse momento de muitos embates, de enfrentamento a vários ataques aos direitos da classe trabalhadora, diante de uma forte crise econômica e de uma pandemia tão avassaladora como a covid-19. Por tanto, mais do que nunca, este Sindicato vai colocar o emprego e a saúde como elementos fundamentais na pauta de luta deste e dos próximos anos. É com essa pauta em mãos que vamos negociar com as fábricas”, destaca Almazan, que substitui Jorge Nazareno na presidência da entidade.

A nova gestão dará continuidade aos trabalhos exitosos da entidade, como a luta por saúde e segurança no local de trabalho e pela inclusão de pessoas com deficiência. Outra ação que será reforçada é a representação no local de trabalho, por meio dos delegados sindicais, que contribuirão com a busca de melhorias das condições de trabalho nas empresas.

Gilberto Almazan – Também conhecido como Ratinho, Almazan é trabalhador da Mecano Fabril, atua em várias frentes do movimento sindical, especialmente naquelas relacionadas com o setor metalúrgico, e tem uma forte referência nas lutas relacionadas a saúde e segurança no local de trabalho. Como membro da comissão de negociação da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, contribuiu com o fortalecimento da convenção coletiva e para a unificação da campanha salarial da categoria em todo o Estado.

“Apesar dos desafios, sinto-me seguro em assumir, neste momento, a presidência do Sindicato, porque temos uma direção preparada, que recebe informações consistentes do chão de fábrica. Além disso, a representatividade nas metalúrgicas da região ganhou ainda mais força, isto porque iniciamos esta gestão (2021-2025) com dirigentes presentes em mais fábricas de Osasco e região. A representação no local de trabalho sempre foi o diferencial deste Sindicato. Isso, agora, não será diferente, vamos reforçar a presença de delegados sindicais em todas as fábricas. A nossa experiência nos faz crer que a organização no local de trabalho é o melhor caminho”, reforça Almazan.

As atividades de posse do Sindicato sempre foram bastante representativas com a participação da categoria e da sociedade em geral. Porém, infelizmente, desta vez não foi possível em decorrência da pandemia. “O momento, agora, é de ser ainda mais solidário, de adotar as medidas de prevenção contra a covid-19, de evitar aglomeração. Quando a pandemia estiver devidamente controlada, poderemos nos encontrar novamente em inúmeras atividades”, finaliza.

Lideranças parabenizam nova diretoria