Eleições sindicais seguem firmes nas fábricas de Osasco e região; apuração dos votos é nesta quinta

Por Auris Sousa | 03 set 2020

As eleições para nova diretoria no Sindicato seguem firme nesta quinta-feira, 3. Logo cedo, as urnas foram levadas as principais fábricas de Osasco e região para dar continuidade à votação, que teve início na quarta, 2, e encerra hoje com a apuração dos votos, a partir das 18h, no Metalclube.

Há apenas uma chapa concorrente, a Chapa 1, encabeçada por Gilberto Almazan, atual secretário-geral da entidade. Ao todo, a Chapa reúne 28 dirigentes sindicais, com 33% de renovação.

Um companheiro da Cinpal fez questão de dar o seu voto à Chapa 1. “Confio nesta direção, sempre que precisei, estiveram à disposição para me ajudar”.

Para um trabalhador da Spaal, a participação das eleições sindicais é um momento importante. “O Sindicato é essencial para os trabalhadores, sem o Sindicato não somos nada. Por isso é muito importante que todos participem deste processo”, avaliou.

Uma companheira também da Spaal concorda com a avaliação: “É o momento de fazer nossa parte e depois construir junto com a nova diretoria mais melhorias para todos os trabalhadores”.

Na Alvenius, um companheiro fez questão de exercer o seu papel de cidadão. “É importante para unificar ainda mais a nossa luta e unir forças para avançar nas nossas lutas”, disse ele, que comemora a participação do companheiro José Ricardo, que também trabalha na Alvenius, na nova diretoria. “Vamos cobrar e trabalhar junto com ele, sem dúvidas nos deixa muito mais representados”, avalia.

Há também urnas fixas na sede e subsede do Sindicato. Nelas, companheiros que trabalham em metalúrgicas com menos de 20 sócios e aposentados podem votar. Já passaram pelas urnas fixas a ex-diretora do Sindicato e metalúrgica do Sindicato, Shirley, e os aposentados Juraci, Edeusio e Jose Trindade.

“Participo do Sindicato há mais de 40 anos e faço questão de participar sempre. É uma entidade que sempre me acolheu e que tem uma forte atuação de luta em nome dos direitos dos trabalhadores”, conta José Trindade.

Quem pode votar

• Aposentados devem votar na sede;
  • Trabalhadores que estejam em férias ou afastados e sócios (as) que trabalham em empresas onde há menos de 20 associados ao Sindicato em condição de voto, devem votar nas urnas fixas, na sede ou nas subsedes do Sindicato;
  • Nas empresas onde trabalham mais de 20 sócios em condição de voto, haverá urnas itinerantes. Tais empresas já foram notificadas sobre a realização das eleições.

Condições para votar

Todos os associados ao Sindicato que atenderem aos seguintes critérios devem:

• Ter idade igual ou superior a 18 anos. Para sócios (as) com idade igual

ou superior a 16 anos e menos de 18 anos, o voto é facultativo;

• E star em dia com suas mensalidades, há ao menos 30 dias antes da eleição;
  • Ser sócio há, no mínimo, seis meses ininterruptos;
  • Aposentados que atenderem aos critérios acima também podem votar.

A apuração será na quinta-feira, 3, com a divulgação do resultado no mesmo dia.