Espaço da Cidadania democratiza leitura com cartilhas lançadas no Senac Osasco

Por Auris Sousa | 02 jul 2019

Fazer a comunicação funcionar da melhor maneira possível, desde uma capa e projeto gráfico até o suporte da leitura. Foi esta preocupação que o Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão mostraram na sexta-feira, 28, no Senac Osasco, quando apresentaram as novas versões de duas cartilhas que abrem caminhos para a inclusão de pessoas com deficiência e democratizam a leitura.

O grupo sempre toma o maior cuidado com cada detalhe das cartilhas que publica: desde a linguagem até o projeto gráfico, todas as etapas são pensadas para provocar sempre a melhor experiência para o leitor. Isto não exclui aqueles que têm deficiência visual.

A grande novidade é que a cartilha “Inclusão é Atitude! Qual é a tua?”ganhou uma versão online. A conversão para o digital deve manter a experiência do leitor e trazer, na medida do possível, os mesmos detalhes pensados para a edição impressa. Para isso, Epub foi o formato escolhido. Diferente de um arquivo PDF, ele deixa a leitura mais atraente, onde as imagens dos cartuns também são descritas para as pessoas.

“É projetado para conteúdo fluído, o que significa a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura”, explicou o Roberto Antonio Spiandorim, responsável pela versão Epub.

A outra novidade é que a cartilha “Conviva com a diferença” passou a abordar comunicação com pessoas autistas.

“Para o Senac é de extrema importância abrir as portas para debates sobre a inclusão, até como um apoiador educacional porque todos devem ter acesso a educação e estamos aqui para isso. Nós queremos que as pessoas não tenham que falar mais de inclusão, por já estarmos inclusos. Temos alunos com alguma deficiência em todos os nossos cursos, então a gente não forma só turmas exclusivas”, ressaltou a mestre de cerimônias do evento, Zelia Lima Martins, do Senac Osasco.