Mais da metade dos trabalhadores brasileiros temem perder o emprego

Por Auris Sousa | 20 out 2020

Seis em cada 10 trabalhadores brasileiros tem medo de perder o emprego nos próximos 12 meses. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo FEM (Fórum Econômico Mundial).

A pesquisa foi realizada com 12.430 pessoas, que fazem parte de 27 países. Na média, 54% dos entrevistados estão “muito preocupados” ou “um pouco preocupados” em perder o emprego no próximo ano.

Desemprego atinge mais de 14 milhões de brasileiros, mostra IBGE

A Rússia lidera o ranking com maior proporção de trabalhadores temerosos pelo desemprego (75%), seguida pela Espanha (73%). Já a menor proporção foi observada na Suécia (30%) e Alemanha (26%).

No ranking, o Brasil (63%) ficou entre os outros dois países da América do Sul que participaram da pesquisa – abaixo do Chile (66%), mas acima da Argentina (60%).

Desemprego no Brasil

Diante da pandemia, o desemprego no Brasil bateu recorde na penúltima semana de setembro, atingindo mais de 14 milhões de brasileiros. Entre maio e setembro, mais de 4,1 milhões de brasileiros entraram para a fila do desemprego, o que corresponde a uma alta de 43% do número de desempregados no país em cinco meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 16, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). [Com Agências de Notícias]