FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Novembro azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Por Auris Sousa | 03 nov 2015

Começou no domingo, 2, a campanha Novembro Azul, que é dedicada às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O Objetivo é conscientizar sobre a prevenção da doença que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

No Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por ano, são feitos no país cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata.

A maior incidência da doença é em homens com mais de 65 anos. No entanto, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir dos 45 anos façam um exame de próstata anualmente.

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Por isso, o mais recomendável é que os homens façam exames ao menos uma vez por ano.

Exames – O toque retal é o teste mais utilizado para a identificação da doença. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Os exames são estritamente importantes, salvam vida. Deixe de tabu, sua saúde vale mais, não deixe de fazer os exames anualmente, cuide-se e viva com mais saúde. 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07