OIT prestigia ação do Sindicato sobre inclusão nas metalúrgicas

Por Auris Sousa | 27 mar 2019

Em 10 de março, o Sindicato recebeu a visita de Faustina Van Aperen, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra, que conheceu as ações do Espaço da Cidadania para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a situação das contratações no setor metalúrgico, em Osasco. Para isto, ela se debruçou sobre os dados da 13ª Pesquisa  Lei de Cotas: Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico de Osasco e Região.

Faustina foi recepcionada no Sindicato por militantes pela inclusão

As 6,0% das empresas que ainda desrespeitam a Lei de Cotas chamara atenção de Faustina, que ficou mais aliviada ao ser informada que todas estão sujeitas à fiscalização, com multas que variam de R$ 2.411,28 a R$ 241.126,88.

Os assuntos abordados durante a visita também repercutiram em sua fala durante o Workshop Ação Sindical sobre Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência no Brasil, conduzido pela OIT, entre 11 a 15 de março, no Dieese, que contou com a presença de diretores do Sindicato.

Inclusão ganha plano com eixos de ação

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho conta agora com um plano de ação que define os eixos de ação sindical que visam estimular o trabalho decente para estas pessoas. Ele foi construído a partir dos conteúdos e prioridades identificadas, debatidos em trabalhos de grupos formados por dirigentes e assessores das centrais sindicais e plenária final, durante o Workshop. Entre os principais eixos de ações estão: fortalecer e organizar as estratégias e ações sindicais; ampliar as ações acerca do tema deficiência e inclusão no mundo do trabalho.

Vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, fala durante wokshop da OIT

Formação – Em março, a diretoria também participou de curso de formação de base, no Dieese, de debate com Márcio Pochmann sobre mundo do trabalho, que acontecei no Secor, em Osasco.

Márcio Pochmann debateu mundo do trabalho no Sindicato dos Comerciários, em Osasco