Perguntas e respostas sobre o reajuste salarial da categoria

Por Auris Sousa | 02 mar 2022

Desde janeiro deste ano, o Sindicato tem recebido, por meio do SindZap, dúvidas dos trabalhadores referente a aplicação do reajuste salarial. Para sanar os questionamentos de mais companheiros e companheiras a respeito, o Visão Trabalhista destaca alguns pontos:

Quem deve receber o reajuste de 11,08%?

Todos os metalúrgicos de Osasco e região que estavam na empresa antes de 31 de outubro de 2021 têm direito a receber os 11,08% de forma integral. O percentual deve ser aplicado, inclusive, para aqueles que neste período recebiam o piso salarial da categoria.

Quem recebe o novo piso da categoria?

Quem entra agora na empresa recebe o piso estabelecido na Convenção Coletiva. Piso da categoria, salário normativo, é salário de entrada, ou seja, para quem está ingressando na empresa. Quem já estava trabalhando recebe o reajuste.

No caso de existir paradigma, qual o percentual que deve ser aplicado?

No caso de função semelhante, o salário maior é referência para quem começa a trabalhar na empresa. Portanto, a empresa deve aplicar ao trabalhador novo o mesmo reajuste que é paradigma.

O que é paradigma?

Paradigma é o trabalhador que serve de comparação para o outro, ou seja, que exerce o mesmo cargo e/ou função. Neste caso, o comparativo

é no aspecto salarial em relação a determinado cargo ou função.

Vale ressaltar que estas informações se referem aos trabalhadores cujo as empresas pertencem aos grupos patronais que fecharam acordo salarial. Em caso de dúvidas sobre este ou outros assuntos, mande uma mensagem no SindZap (11) 9 6078-0209.