Sindicalistas reforçarão aniversário da Lei de Cotas

Por Auris Sousa | 30 abr 2021

Dirigentes sindicais, que representam diversas categorias, atenderam ao chamado do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão e, nesta quinta-feira, 29, participaram de reunião virtual para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a Lei de Cotas (Art. 93 da Lei 8213/91) e, consequentemente, reforçar com as ações que vão celebrar os 30 anos da Lei de Cotas.

Reunião foi bastante representativa

Durante a reunião, conduzida pelo coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, José Carlos do Carmo (Kal), Marinalva Cruz e o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, os dirigentes sindicais receberam esclarecimento da importância do envolvimento dos sindicatos e seus parceiros no 30º Aniversários da Lei de Cotas.

Entre os participantes, estavam representantes dos Metalúrgicos de Osasco e Região, dos Comerciários de São Paulo, Federação dos Comerciários, Federação dos Químicos, dos Metalúrgicos de São Paulo, do Sincovaga, dos Bancários de Guarulhos, dos Trabalhadores em Processamento de Dados, dos Técnicos de Segurança, e dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços e Conservação.

Parceiros do Espaço da Cidadania também acompanharam a reunião, em que dirigentes compartilharam suas experiências na luta pela inclusão. Nela, ficou evidente que os esforços para garantir o cumprimento da lei, sobretudo após a reforma trabalhista, são necessários.

“O Sindicato reafirma a defesa da Lei de Cotas e fortalece a sua atuação para combater os ataques aos direitos dos trabalhadores com deficiência, assim como de todos trabalhadores. Por isso fazemos questão de atualizar nossos conhecimentos para, assim, intensificar as nossas ações. Entre elas está a inclusão de trabalhadores com deficiência nas fábricas de Osasco e região”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, que faz parte da Comissão de Negociação da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que nos últimos anos tem garantido cláusulas específicas na Convenção Coletiva que colaboram com a contratação de pessoas com deficiências nas metalúrgicas de todo o Estado de São Paulo.