50 anos de Sindicalismo em Osasco

Sindicato é homenageado com sessão na Assembleia Legislativa

Por Cristiane Alves | 21 nov 2013

O plenário da Assembleia Legislativa ganhou um movimento diferente, ao ser tomado pelos metalúrgicos de Osasco e região, que prestigiaram a sessão solene convocada pelo deputado Marcos Martins (PT-SP) em homenagem aos 50 anos do nosso Sindicato, na segunda-feira, 18.

[wppa type=”slide” album=”125″][/wppa]

A maioria dos metalúrgicos estavam ali pela primeira vez e não disfarçavam o orgulho. “Eu me sinto emocionada”, afirmou com os olhos cheios de lágrimas a trabalhadora da Elco, Edileuza Maria de Araújo, que reconhece: “Muita gente tem medo de falar com o Sindicato, nem imagina que é isso tudo. Não podemos nos recusar em fazer parte”.

Associado ao Sindicato há 40 anos, Francisco José de Araújo, diz que esse orgulho se baseia na história da entidade. “Aprendi muito no Sindicato. Eu me sinto privilegiado em participar”, reconhece.

A presença do trabalhador naquele espaço é, para o presidente do Dieese, Antonio Souza, um marco. “É um grande orgulho termos esse marco histórico. É importante para a reflexão sobre o que queremos”, analisou.

A secretária-geral licenciada do nosso Sindicato e Secretária do Trabalho de Osasco, Mônica Veloso, avaliou como “um dia memorável”, coerente com os princípios da entidade. “O Sindicato pensa a luta para a além do local de trabalho, pensa as políticas públicas porque sabemos o que faz a diferença para a vida do trabalhador”, lembrou.

Aos 50 anos, Sindicato se revigora

O papel decisivo nas lutas foi ressaltado pelas autoridades que se revezaram na tribuna da sessão solene. “Se hoje temos uma Assembleia Legislativa ou uma Câmara dos Deputados é porque tivemos lutas como a deste Sindicato”, afirmou o deputado estadual (PT-SP), Marcos Martins.

Para o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, a sessão solene foi mais uma comemoração. “É um momento de nos revigorar, ao olhar para nossa história, e importante para pensar a sociedade que queremos”, afirmou.

Jorge reforçou o compromisso com o debate e a luta. “Só não podemos admitir que haja retrocessos. Não percam a referência do Sindicato. Participem, indiquem o caminho. É assim que faremos o Sindicato forte”.

Entre as autoridades que também participaram da sessão, estavam o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; o vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascideli; o deputado estadual (PSD-SP) Osvaldo Verginio; o vereador de Osasco (PDT), Alex da Academia; o presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, entre outros.