FIQUE SÓCIO!
Eventos
COMPARTILHAR

Sindicatos promovem ato em memória das vítimas de acidentes de trabalho; inscreva-se

Por Auris Sousa | 18 abr 2022

Os sindicatos da região se unem mais uma vez no dia 28 de abril, numa quinta-feira, em Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O encontro é organizado pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região) e vai acontecer na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, a partir das 18h.

Além de lembrar das vítimas, o ato visa fortalecer a luta contra os acidentes. Nele, os dirigentes sindicais vão chamar atenção para os números de acidentes de trabalho ocorridos na região de Osasco e o déficit de auditores fiscais em todos o Brasil.

Juraci parte, mas deixa legado de amizade e unidade

Rosca sem Fim

Durante o encontro, o Sindicato vai lançar o livro “Rosca sem Fim – Basta de mortes, acidentes e doenças do trabalho”. A obra resgata histórias de trabalhadores que tiveram a vida impactada nos últimos 40 anos por acidentes ou doenças do trabalho.

São 128 páginas que também destacam o papel desempenhado pelos Ministérios do Trabalho e da Saúde nestas últimas quatro décadas, bem como as investigações que ocorreram. Além disso, a obra denuncia a tragédia que um local inseguro pode provocar na vida de homens e mulheres.

Inscrições – Os interessados em participar do ato devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo SindZap (11) 9 6078-0209.

Na própria quinta-feira, por volta das 10h, o Cissor e representantes sindicais da região vão entregar um documento para a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Alesp (Assembleia Legislativa de Sã Paulo) para denunciar a situação caótica da fiscalização na região, e solicitar apoio para reverter a tragédia já anunciada.

Por que 28 de Abril?

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia impulsionou o movimento sindical canadense a iniciar uma luta para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da saúde e segurança no local de trabalho. No Brasil, desde 2005, o dia 28 foi instituído como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.   

Leia também:

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #Ed 8

Tradutor - Translator -Un Traductor