Trabalhador se acidenta e Arkdutos é autuada

Por Auris Sousa | 12 nov 2021

O Ministério do Trabalho autuou a Arkdutos, em Osasco, por 23 infrações que podem colocar a saúde e segurança dos trabalhadores em risco. A pedido do Sindicato, a inspeção aconteceu para analisar o acidente que, em 13 de agosto, provocou a amputação de parte dos dedos do companheiro Vinicius Correa Maia, de 21 anos.

Assim que soube do ocorrido, o Sindicato entrou em contato com a empresa, que não passou informações. Em seguida, a entidade pediu fiscalização com urgência ao Ministério do Trabalho. O Sindicato tomou conhecimento do acidente por meio de uma denúncia anônima, feita através do SindZap (WhatsApp do Sindicato).

Segundo o relatório de fiscalização, Vinicius trabalhava na máquina dobradeira hidráulica, quando teve dois dedos da mão prensados. Foi socorrido e sofreu amputação de um dos dedos.

Fiscalização – A fiscalização aconteceu em 8 de setembro, quase um mês depois do acidente. Entre outros pontos, as autuações dizem respeito a questões como: deixar de seguir a NR-12, norma que trata da segurança o trabalho em máquinas e equipamentos; deixar de fornecer EPI (Equipamento de Proteção Individual); deixar irregular a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

“O Sindicato tem percebido uma mudança na postura do Ministério do Trabalho no que diz respeito aos relatórios de fiscalização. Este, por exemplo, está bem elaborado.  No entanto, ainda falta respeitar o cumprimento da Convenção 148 da OIT, que permite aos sindicatos o acompanhamento nas fiscalizações”, destaca o diretor do Sindicato Rafael Alves.