Jorge Nazareno

A luta: a nossa melhor resposta

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 25 fev 2016

opiniao-barra-jorgeOs metalúrgicos da Corneta e da Mecano Fabril protagonizam lutas fortes e exemplares para toda a categoria. A luta na Mecano não é de hoje. Agora em março, completamos quatro anos da ocupação pela manutenção dos 500 postos de trabalho. Desde então, o diálogo com os trabalhadores e as negociações com a empresa nunca cessaram. Tanto é que, nesta terça-feira, 23, completamos 20 dias de luta pelo pagamento dos salários e, novamente, os companheiros e as companheiras, mostram sua organização e disposição de luta, junto com o Sindicato.

Também estamos junto com os companheiros da Corneta, numa intensa negociação. Acompanhados pela comissão de trabalhadores, temos travado uma árdua conversa com a empresa. Os companheiros não aceitam nenhuma proposta sem ter uma garantia de que ela realmente será honrada. E as ações da empresa nos deixa claro que é assim que temos de agir: na segunda-feira, 22, fomos surpreendidos pela informação de que queriam retirar máquinas.

A empresa anunciou o encerramento das atividades em janeiro, sem dar nenhuma garantia convincente quanto a realização do pagamento e ainda propôs pagar as verbas em 24 vezes. Os companheiros estão sem receber desde janeiro.

Esse quadro resume o que vem acontecendo em muitas fábricas da nossa base: diante do ataque a direitos, nós respondemos com luta. Essa é a nossa melhor resposta.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos