Miguel Torres

A luta faz a lei!

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  08 maio 2018

Os trabalhadores (as) metalúrgicos, assim como tantas outras categorias, continuam numa luta de resistência contra a aplicação da nova lei (reforma) trabalhista pelas empresas.

Depois que a reforma foi promulgada, em novembro de 2017, a Convenção Coletiva de Trabalho tornou-se o principal instrumento de garantia de direitos trabalhistas, econômicos e sociais. É nela que está dito que as empresas têm que dar aumento salarial, melhorar as condições de trabalho, garantir o emprego dos acidentados e portadores de doenças profissionais, dos que estão perto de se aposentar e tantos outros direitos. Percebem a importância deste documento?

Em 2017, fizemos uma Campanha Salarial muito difícil, mas conseguimos fechar a Convenção Coletiva com a maioria dos grupos patronais. Porém, ainda não fizemos acordo com alguns setores mais intransigentes. Com mobilização, estamos buscando acordos diretos com as empresas e garantindo a Convenção para mais companheiros.

Continuamos na luta, a fim de garantir a convenção para toda a categoria, barrar a reforma da Previdência, que está apenas suspensa no Congresso, e impedir a aplicação da reforma trabalhista.

Lutar e resistir. Este é o lema da classe trabalhadora. Sem isso prevalecerá o desemprego, o trabalho informal sem segurança. Valorize o seu Sindicato. Sindicalize-se e participe, porque é a luta que faz a lei!