Jorge Nazareno

“Austeridade” que retira direitos

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 27 jan 2015

Na mesma semana em que os trabalhadores vão para as ruas para pressionar o governo a rever a retirada de direitos dos trabalhadores, vemos no noticiário a preocupação europeia com o novo primeiro-ministro na Grécia. As posições contrárias do primeiro-ministro e de seu partido aos acordos firmados com FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Central europeu deixam essas mesmas organizações em atenção.

Tal vitória é vista como “golpe contra austeridade”. Porém, o desemprego na Grécia atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas e quem está trabalhando convive com o arrocho salarial.

E é a tal “austeridade” que o ministro Joaquim Levy – fortalecido pelo do Palácio do Planalto e pelo apoio dos banqueiros, empresários e da mídia -, pretende com a redução de direitos dos trabalhadores. Somado a isso, tem o aumento na taxa de juros, no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que encarece as compras financiadas, entre outras medidas que são divulgadas como “ajustes” mas que penalizam os mais pobres.

Por isso, convocamos os companheiros e as companheiras a participarem das manifestações desta quarta-feira, 28, na Avenida Paulista, às 10h.

Vamos cobrar a revogação das medidas e o diálogo como o movimento sindical a respeito de qualquer mudança que envolvam os interesses dos trabalhadores. Afinal, não  queremos ter de correr atrás do prejuízo, como hoje fazem os gregos.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos