Jorge Nazareno

Compromisso com o desenvolvimento social

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 25 nov 2014

O balanço do programa Brasil Sem Miséria divulgado na quarta-feira, 19, pelo Ministério do Desenvolvimento Social demonstra que a efetividade das políticas públicas formuladas com o olhar no autêntico desenvolvimento do país. Nada menos do que 22 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza nos últimos anos.

Chama atenção o fato de um dos eixos do programa ser a inclusão produtiva, com foco na Economia Solidária, no empreendedorismo e na reforma agrária. Mais que falar em “portas de saídas” dos programas sociais, demonstra que os participantes aproveitam da melhor forma as oportunidades que lhe são proporcionadas. Dentre os beneficiários do Bolsa Família, 1,5 milhão de inscritos nos cursos do Pronatec; 405,9 mil se formalizaram como Micro Empreendedores Individuais; 3,6 milhões adquiriram empréstimos a juros reduzidos. Além disso, são 11.173 empreendimentos de economia solidária, que envolvem 241.562 pessoas diretamente beneficiadas.

O país não pode perder o rumo deste caminho de desenvolvimento com justiça social. Também tem de ampliar as condições e a cobrança para que trabalho decente seja uma realidade na maioria das empresas. São questões fundamentais a serem consideradas neste momento em que o governo discute a equipe econômica. Precisamos dar continuidade a programas que têm feito tamanha diferença para tantos brasileiros, aprofundando tais políticas, ampliando o acesso a elas. O Brasil somente será grande à medida que vencermos tais desafios. É preciso uma equipe econômica comprometida com estes objetivos.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos