Jorge Nazareno

Defenda seus Direitos

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 13 nov 2018

Defender os direitos dos trabalhadores é uma luta conjunta. Não foi nada fácil chegar às propostas aprovadas na assembleia de sábado, 10. Renovar a Convenção Coletiva para os companheiros do Grupo 3, foi uma grande vitória porque os grupos patronais chegaram na mesa de negociação querendo retirar direitos. Não tenho dúvidas que foi uma derrota da reforma trabalhista, que no domingo, 11, completou um ano de vigência.

A luta não acabou. Entramos na campanha salarial com objetivo de defender a nossas Convenções coletivas, que garantem proteção aos trabalhadores. Não recebemos contrapropostas de todos os grupos patronais, porque eles querem que os trabalhadores fiquem sem convenção, para aplicarem a lei trabalhista do jeito que quiserem. O acordo que já conquistamos é o parâmetro mínimo e vamos busca-lo.

Para isso, a nossa resposta tem que ser a unidade. Não existe alternativa para a classe trabalhadora fora da organização e da luta. Até porque os ataques aos nossos direitos ainda não acabaram. Nos últimos dias, recebemos a informação de que a reforma da Previdência poderá ser votada ainda neste ano. Para piorar, Jair Bolsonaro já mostrou interesse em acabar com o Ministério do Trabalho.

Os metalúrgicos têm que estar juntos, têm que vir para o Sindicato, têm que reforçar a luta. Estão acabando com os nossos direitos, e tirar direito não quer dizer garantia de geração de empregos. Somos a favor da luta diária contra os retrocessos nas fábricas e na sociedade. E o Sindicato é uma ferramenta importante para o trabalhador fortalecer a batalha em prol de direitos. Fortaleça o Sindicato, defenda seus direitos.