FIQUE SÓCIO!
Jorge Nazareno
COMPARTILHAR

Depende do seu voto

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 25 set 2018

Desemprego, arrocho, retirada de direitos históricos, pressão sobre a Previdência, corte de verbas para Saúde e Educação. Essa é a realidade do trabalhador brasileiro. Mas ela pode ser mudada a partir da nossa participação nas eleições de domingo, 7 de outubro.

Não é tarefa fácil, muitos dos companheiros e das companheiras irão dizer, baseados na profunda decepção e descrença que sentem. Muito disso é influenciado por uma mídia que trata direitos dos trabalhadores como despesas a serem cortadas e casos de corrupção como a norma na Política brasileira.

Também não podemos dizer que a culpa é só da imprensa. Muitos traíram a confiança do trabalhador, mas seríamos profundamente injustos se tratássemos a exceção como regra. E há muitos candidatos – que já ocupam um mandato ou que lutam pela sua primeira eleição – dispostos a lutar contra o retrocesso que ai está.

Sem dúvidas, temos de olhar para os projetos, ver o quão viáveis eles são. Concordamos com a entrevistada desta semana do programa Visão Trabalhista Entrevista, a economista Marilane Teixeira: nenhuma proposta de crescimento poderá ser colocada em prática se não for derrubado o arrocho a investimentos representado pelo teto dos gastos imposto pelo governo Temer. Temos de questionar os candidatos sobre isso.

Assim como não podemos reeleger deputados e senadores que votaram a favor da reforma trabalhista e da terceirização. Estes são verdadeiros inimigos do trabalhador, a quem devemos combater. Para isso, sua participação nas urnas é decisiva.