Miguel Torres

Dia de luta pelos direitos

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  29 nov 2016

barra_miguelSexta-feira, dia 25, o movimento sindical e os trabalhadores irão às ruas em grandes manifestações e protestos em defesa dos direitos trabalhistas previdenciários. Neste Dia Nacional de Luta vamos manifestar nosso repúdio às propostas de reforma do governo federal, que são defendidas por setores empresariais e grande parte da mídia.

A participação da classe trabalhadora nesta mobilização é importante para que o governo saiba que não pode fazer uma reforma para tirar direitos, e não atacar os verdadeiros problemas do sistema.

Os problemas de caixa da Previdência não estão no dinheiro que sai para pagamento de benefícios à população e aos trabalhadores, mas no dinheiro que não entra, porque é sonegado por devedores com capacidade de contribuir.

Segundo a Procuradoria da Fazenda Nacional, menos de 13 mil pessoas físicas e empresas devem quase R$ 900 bilhões em impostos à União, e não é por causa da crise. A dívida total é de R$ 1,8 trilhão, sendo que 22,3% são débitos previdenciários.

Os devedores são os grandes grupos econômicos, como o setor financeiro, bancos, conglomerados internacionais, enquanto o trabalhador está tendo seu auxílio-doença e aposentadoria por invalidez cassados.

A seguridade social é superavitária e não se justifica uma reforma que vai tirar direitos e blindar devedores que não dependem de benefícios da Previdência para continuarem tendo uma boa vida.