FIQUE SÓCIO!

Diretoria do Sindmetal
COMPARTILHAR

Em 2021, continuaremos juntos

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 11 dez 2020

Estamos encerrando um ano totalmente diferente dos outros passados. Um ano marcado por uma pandemia, que acentuou ainda mais a crise econômica e política do nosso país. Apesar de todos os desafios que encontramos a cada dia deste 2020, o balanço das nossas conquistas mostra que lutar vale a pena. Sem a mobilização, os metalúrgicos não teriam garantido tantos avanços, uma parte deles impressos na última edição do Visão Trabalhista.

Da luta pela preservação da vida, dos empregos e da renda às lutas diárias por PLR, pagamentos em dia, melhores condições de trabalho. Encerramos este ano com importantes resultados conquistados junto da categoria. Desde a Pesquisa sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas metalúrgicas, que mostram a importante marca de 96,5% de preenchimento das vagas geradas pela Lei de Cotas, passando pela criação do vídeo “Basta”, que resgata a luta dos metalúrgicos de Osasco e Região por saúde e segurança no local de trabalho.

Em plena pandemia, também garantimos um saldo super positivo de acordos de PLR. Em algumas empresas o valor foi até melhor do que o conquistado no ano passado. Passamos também por uma eleição para a renovação da diretoria. O resultado não poderia ter sido melhor: nas urnas, companheiros e companheiras, demonstraram que confiam no nosso trabalho, que confiam nesta diretoria, que confiam na força da mobilização.

Numa das mais difíceis campanhas salariais, conquistamos aumento, abono e, o principal, a renovação da Convenção Coletiva para a maioria dos metalúrgicos da região. Resultado de uma mobilização construída em assembleias na sede, subsedes e nas fábricas que demonstraram a força dos metalúrgicos de Osasco e região. Para os setores sem propostas, a mobilização será intensificada, as negociações serão feitas direto com as empresas até que o acordo seja conquistado.

As vitórias foram várias, mas temos inúmeros desafios pela frente. Um deles, seguramente, é a preservação dos empregos, o cumprimento da Lei de Cotas e a ampliação dos nossos direitos. Para isso, a nossa unidade deverá ser reforçada, a mobilização terá que ser intensificada.

Pautas importantes como geração de emprego, reindustrialização, melhorias na fiscalização, investimento em saúde e segurança, defesa do SUS, defesa de uma educação pública de qualidade, farão parte das nossas lutas do próximo ano.

O ano de 2021 não deverá ser fácil, mas ao lado do Sindicato, os trabalhadores podem e devem conseguir novos avanços para garantir trabalho decente, o cumprimento da Convenção Coletiva e conquistar tantos outros direitos.

Os desafios são grandes, mas a vontade de enfrentá-los e vencê-los são maiores. Desejamos a todos companheiros e companheiras boas festas de fim de ano. Estaremos juntos em 2021 para construir nossas próximas vitórias. Lutar vale a pena!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07