Miguel Torres

Empregos, trabalho decente e direitos

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  12 nov 2021

O Brasil precisa voltar aos trilhos do desenvolvimento econômico. Este é o grande desafio do País, tanto para a classe trabalhadora quanto pela classe empresarial progressista e desenvolvimentista.

Defendemos, porém, um desenvolvimento que seja justo para todos, que se conquista com geração de empregos de qualidade para todos, trabalho decente, salários dignos, distribuição de renda, inclusão e justiça social.

E com os direitos sociais, trabalhistas, sindicais e previdenciários mantidos e ampliados. Vale lembrar que a reforma trabalhista de 2017 prometeu que iria gerar milhões de empregos e não gerou.

Ao contrário, temos hoje milhões de desempregados, no desalento, em trabalhos precários, intermitentes; e outros milhões estão em risco social, excluídos da sociedade e passando fome.

Debater o empreendedorismo, sem tocar nestas questões sociais, não surtirá o efeito almejado. Precisamos gerar empregos com direitos e valorizar o movimento sindical atuante e as boas relações de trabalho entre as classes trabalhadora e empresarial.

Colocar os salários, os direitos e o próprio sindicalismo na lista do chamado “custo Brasil” é um erro, uma injustiça, uma inverdade.

A luta faz a lei!