Gilberto Almazan

Está chegando a hora da decisão

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 26 out 2021

O Dieese divulgou na semana passada que dois terços das campanhas salariais de categorias com data-base em agosto tiveram reajuste abaixo da inflação acumulada (INPC-IBGE). Foram 66,3% com perdas, contra 16,8% em igual período do ano passado.

O índice da inflação de agosto (0,88%) foi o maior para uma data-base em mais de cinco anos. Eu já disse antes e repito: a inflação nas alturas não ajuda, muito pelo contrário, ela é um complicador para as negociações.

Apesar disso, a mobilização dos metalúrgicos de Osasco e região, por meio do mutirão de assembleias e seminários regionais, tem colocado força na negociação com os grupos patronais. Até o momento, já nos reunimos com os representantes de autopeças e de máquinas, eletro e eletrônico. Nesta semana tem novas rodadas de negociação.

A expectativa é que propostas sejam apresentadas. Por isso uma assembleia geral será realizada na próxima sexta-feira, 29, na sede do Sindicato. É de extrema importância a participação dos companheiras e companheiras. Participem e vamos, juntos, decidir os rumos desta Campanha. Só organizados vamos avançar, e só organizados podemos resistir a qualquer retrocesso. Está chegado a hora da decisão.