Claudio Magrão

Estamos Preparados?

Por Claudio Magrão - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 09 fev 2017

barra-opiniao-MAGRAOO Governo está prometendo mandar ao Congresso o Projeto de Reforma Trabalhista ainda neste primeiro semestre de 2017.  Se aprovado, profundas mudanças nas relações entre patrões e empregados acontecerão e, certamente, nada de muito bom para o lado dos trabalhadores.

A perda de Direitos é uma constante na Proposta de Reforma . As Centrais Sindicais têm sido constantemente chamadas ao debate mas, ao que tudo indica, este diálogo entre o Governo e o Movimento Sindical também não tem sido muito produtivo no sentido de proteger os trabalhadores, já que o Governo parece não querer abrir mão de precarizar cada vez mais as garantias legais que o trabalhador possuem hoje e que foram construídas e conquistadas com muita luta durante décadas.

A questão a se refletir aqui, dentre tantas, é a seguinte: Diante de um cenário de fragilidade dos trabalhadores gerado pela fraqueza da economia e o desemprego, teremos condições de reverter o quadro de perda de direitos com uma Reforma Trabalhista?

Mais do que nunca, todas estas questões passam em primeiro lugar por nossa união. No limite, nossa unidade será a única alternativa possível. Sem ela, veremos ir por terra muitos dos direitos conquistados a duras penas e com muita luta pela Classe Trabalhadora e seus Sindicatos.

Claudio Magrão
Presidente da Federação dos