Jorge Nazareno

Foco no combate à precarização

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 28 ago 2019

O principal compromisso da nossa luta neste ano é a defesa dos direitos da nossa Convenção Coletiva. O Senado acabou de aprovar mais ataques a direitos, com uma mini-reforma trabalhista que ainda por cima vai dificultar a já precária fiscalização por parte do governo.

Neste cenário, nossa Convenção Coletiva ganha ainda mais relevância. Ela nos garante direitos melhores que os previstos na legislação. Cabe lembrar que um dos retrocessos impostos pela reforma trabalhista do governo Temer foi acabar com a ultratividade dos acordos. Antes, o acordo coletivo ou convenção valia enquanto durassem as negociações, mesmo que estourasse o prazo de vigência do documento. Agora, quando este prazo acaba o acordo também deixa de existir.

Por tudo isso, foi muito importante a presença dos companheiros e das companheiras nos seminários do último sábado, que deram o pontapé inicial na nossa Campanha Salarial 2019. Embora a luta pelo reajuste seja fundamental – e ela não deixará de ser feita – ela não pode ser vista pelos companheiros como mais importante que a luta por nossos direitos. E os companheiros presentes aos seminários mostraram que entendem essa necessidade, nos itens de pauta sugeridas pelos companheiros estão preocupações com saúde e segurança, igualdade salarial e de gênero. Garantias já previstas na nossa Convenção e que dependem da força da nossa organização.

Neste sábado, temos mais uma rodada de seminários. Não deixe de participar, de fortalecer o Sindicato e as negociações. É assim que vamos resistir a toda a pressão sobre nossos direitos.