Jorge Nazareno

Fórmula 85/95 uma saída viável

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 03 jun 2015

A fórmula 85/95, aprovada na semana pela maioria dos deputados, não resolve todos os problemas, como a defasagem das aposentadorias, mas vai melhorar a vida dos futuros aposentados. Em relação ao fator previdenciário, ela aumenta o valor do benefício. Agora, a medida aguarda a sanção presidencial.

A fórmula é simples. Os trabalhadores e trabalhadoras vão poder somar a idade e o tempo de contribuição à Previdência – 85 para mulheres e 95 para os homens – para se aposentar sem desconto.

A vantagem da fórmula 85/95 é que, no cálculo da aposentadoria, não entra a expectativa de vida, como no fator previdenciário. Isso significa que o governo não poderá mudar a fórmula periodicamente, como é feito atualmente com o fator previdenciário sempre que o brasileiro, na média, passa a viver mais tempo.

Na semana passada, saímos às ruas contra a terceirização na atividade fim e o ajuste fiscal, contra os retrocessos. E também por uma reforma política transparente, e pelo fim do fator previdenciário. Por isso, temos que mostrar que ainda estamos firmes nas nossas reivindicações e que somos a favor da fórmula 85/95, que pode enterrar de vez o fator previdenciário, que achata em até 40% o valor das aposentadorias.

Vamos fazer um ‘Twitaço’ e compartilhar nas redes sociais que preferimos a fórmula 85/95,a o invés do fator. Para isso, vamos usar a hashtag  #AprovaDilma para que a mensagem chegue até a presidenta Dilma Rousseff.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos