Jorge Nazareno

Fortalecer a luta pela igualdade: esse é o caminho

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 08 mar 2016

opiniao-barra-jorgeNeste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, queremos saudar a luta das mulheres para que nossa sociedade, veja e trate como iguais aquelas que tanto quanto os homens têm direitos, potencialidades, limitações, virtudes e desafios a superar.

Mais que celebrar uma data, 8 de março é o dia de reafirmar uma luta que se reaviva em cada companheira que não se intimida com o machismo, o conservadorismo e a indiferença que ainda prevalecem em nossa sociedade.

Prova disso é o fato delas ainda ganharem menos que os homens: o salário de uma mulher equivale a 74% do recebido por um homem, apesar de serem mais escolarizadas e de superarem todas as dificuldades geradas pela dupla jornada. Isso para citar alguns exemplos do mundo do Trabalho, sem falar na violência doméstica, no assedio.

Numa sociedade em que prevalecem tantos desafios, ainda vemos a Câmara dos Deputados retroceder em importantes discussões. Foi o caso, por exemplo, da retirada da expressão “perspectiva de gênero” das atribuições do recém criado Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, instituído pela Medida Provisória 696/15. Justamente este é o Ministério encarregado de instituir políticas para combater as desigualdades.

Tudo isso deixa claro que temos de fortalecer a luta por igualdade. Esse é o caminho para uma sociedade realmente justa, para todas e todos.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos