Claudio Magrão

Lutar é a única saída!

Por Claudio Magrão - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 06 abr 2017

Vivemos um momento de profundas dificuldades para os trabalhadores e suas entidades de representação.  Crise econômica, desemprego e desesperança nas instituições políticas do país criaram um quadro perfeito para que o Governo aprove Reformas totalmente contrárias aos interesses da classe trabalhadora e dos sindicatos.

A Terceirização, agora regulamentada, foi aprovada e sancionada, ou seja, mais precarização para o mundo do trabalho. Os Projetos de Reforma Trabalhista e Previdenciária estão correndo rapidamente no Congresso e no Senado e deverão ser votados o mais breve possível. Caso aprovados como quer o governo, as aposentadorias praticamente acabam e as garantias dos trabalhadores e de seus sindicatos estarão reduzidas a pó.

As conversas do Governo e do Congresso com o Movimento Sindical, através das Centrais, têm se demonstrado ineficazes na medida em que qualquer processo de negociação tem sido atropelado pelo Congresso e pela ganância daqueles que defendem o Capital.

Lutar contra tudo isso é nossa única alternativa. A mobilização dos trabalhadores e a ação dos sindicatos começam a mostrar resultados nas manifestações de rua e na própria consciência de cada cidadão através de um maior conhecimento do que está acontecendo no país. Não podemos parar. Denunciar e organizar não podem ser apenas palavras de ordem. Unidade na ação é a nossa única alternativa se quisermos garantir alguma coisa para os trabalhadores. Caso contrário, também seremos responsáveis pela destruição das Leis Trabalhistas conquistadas a duras penas e com muita luta através dos anos pelos trabalhadores e seus sindicatos.

CLAUDIO MAGRÃO

Presidente da Federação dos