Jorge Nazareno

Não existe conquista sem luta

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 22 set 2020

Os metalúrgicos de Osasco e região deram, na semana passada, uma importante demonstração de organização e de unidade. Neste ano, para evitar aglomeração e os riscos de contágio pela Covid-19, realizamos quatro assembleias na sede e subsedes do Sindicato para a construção e aprovação da nossa pauta de reinvindicações. Todas foram bem representativas. A presença de cada companheiro e companheira, nas assembleias, assim como na luta diária nas fábricas, nos fortalece nas negociações e na luta por uma Campanha vitoriosa.

As nossas lutas não são poucas e nem pequenas. A Campanha Salarial envolve salário, mas é muito mais que reajuste. Temos cláusulas importantes que temos que preservar. Sem a renovação da Convenção, perdemos, por exemplos, os pisos salariais, as garantias de emprego, estabilidade e mais de cem cláusulas, que protegem os metalúrgicos.

Qualquer decisão que tivermos que tomar vai ser coletiva. Por isso, precisamos do maior número possível de trabalhadores e trabalhadoras participando das assembleias e mobilizações. A força de negociação vai depender da mobilização e da disposição de luta da categoria.

Mesmo com a pandemia, a diretoria do Sindicato não deixou de negociar e de lutar por saúde, empregos e renda para toda a categoria. E agora, durante a Campanha, não será diferente. Destaco também que ter a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) na nossa pauta, reforça o compromisso da nossa categoria e deste Sindicato pelo fortalecimento deste instrumento de bem-estar, cidadania e justiça social tão importante para o nosso país.

Não existe conquista sem luta. Por isso, atenda aos chamados do Sindicato. As nossas conquistam dependem da nossa capacidade de mobilização, de organização. Juntos, vamos fazer uma campanha salarial forte e vitoriosa, com muita união e mobilização.