Eliseu Silva Costa

Para nos mantermos fortes!

Por Eliseu Silva Costa - Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 04 maio 2018

Temos visto nos últimos meses uma intensa e válida batalha jurídica de diversos sindicatos de diferentes categorias profissionais em torno da questão do Imposto Sindical.  A maioria das ações, ainda que vitoriosas em primeira instância, estão sendo contestadas pelos patrões e não possuirão efeito imediato.

Esta e as demais questões vindas com a Reforma Trabalhista, só encontrarão respostas para os sindicatos e para os trabalhadores na medida em que nossa organização garanta a mobilização nos locais de trabalho e a representatividade de cada sindicato junto a sua categoria. Esta será a única forma de nos mantermos fortes e em condições de enfrentar os desmandos patronais e a perda de direitos.

A Justiça do Trabalho tem sido bastante atacada e questionada após a Reforma Trabalhista e, portanto, não podemos nem devemos ficar meramente na dependência dos tribunais. Devemos lembrar, mais uma vez,  que de nada vale reconhecimento da Justiça sem o reconhecimento dos trabalhadores nas entidades que o representam.

Mais do que nunca nossa mobilização não pode parar, temos de estar nas portas de fábricas, conversando e esclarecendo os trabalhadores sobre a necessidade de união. Fazer cada vez mais sócios que, conscientemente, estarão reforçando a ação sindical, é nossa única e legítima maneira de continuarmos defendendo os direitos conquistados e alcançarmos maiores conquistas!