FIQUE SÓCIO!

Jorge Nazareno
COMPARTILHAR

Participação Social é Importante

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 29 jan 2019

O ocorrido em Brumadinho é mais um caso de desrespeito com os trabalhadores, com os moradores próximos ao local da barragem, com o meio ambiente, com todo o Brasil. Neste caso, é impossível não pensar na importância de uma participação social efetiva nos processos de decisões.

Seguramente, milhares de pessoas foram impactadas com o rompimento da barragem. É uma tragédia inestimável. Famílias, terras, histórias tudo perdido no meio de tanta dor e sofrimento. Tragédia, não, crime, que poderia ter sido evitado, se as normas de segurança e ambiental estivessem em dia.  

A construção de uma barragem, como tantos outros empreendimentos, oferece mudanças, transformações no lugar instalado. Por isso nada mais justo que se aconteça a participação social, que ela não seja negada. Corre-se a notícia de que isso não aconteceu em Minas Gerais, em Brumadinho.

Agora, isso pouco importa. Mas vale o alerta: participe das decisões que acontecem no seu município. Existem espaços para isso. Se não existir, crie, exija. É um direito de todo cidadão, uma vez que se negociam interesses comuns para um único fim, todos devem opinar, devem votar, devem participar.

Que a participação social nas decisões seja potencializada. Ao Sindicato cabe se manter presente em todas as esferas de decisão, e estimular cada vez mais a categoria a ocupar espaços, seja no bairro, na igreja, nas audiências públicas, nas assembleias que realizamos diariamente.

Força Brumadinho e a todos que sofrem, permaneçam fortes.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07