Jorge Nazareno

Participe da assembleia deste sábado

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 18 set 2018

Cresce o número de companheiros que procuram o nosso Sindicato em busca de um socorro diante do desespero que é ser surpreendido pela notícia de que seu benefício foi cortado pelo INSS. Como mostramos mais uma vez nesta edição (leia na p.4), outro companheiro, vítima de doença grave e incapacitante, teve sua aposentadoria por invalidez cortada pelo pente fino colocado em prática pelo governo Temer.

Temos várias lições a tirar destes casos. A primeira delas é que é fundamental para o trabalhador ter o apoio da estrutura do seu Sindicato e de uma Convenção Coletiva que contemple direitos que possam assistir o trabalhador vítima de doença e acidente de trabalho. Isso é resultado da luta, da organização e da capacidade de pressão da categoria. Apoio e estrutura que se fazem decisivos em momentos como estes que atravessam trabalhadores vítimas do descaso do INSS e do governo federal.

Por isso, fazemos o chamado: participe da assembleia deste sábado, 22. Será o momento de definirmos nossa pauta de reivindicações, apontar prioridades e fortalecer a nossa organização para enfrentar a ofensiva patronal sobre direitos tão valiosos como o que garante estabilidade para vítimas de acidentes e doenças ocupacionais.

Outra lição muito importante é que precisamos analisar as propostas dos candidatos à Presidência, Senado e Câmara dos Deputados tendo em vista a pauta dos trabalhadores. Ver qual é o compromisso com o enfrentamento aos retrocessos que colocam o trabalhador em condição de insegurança, inclusive em relação a Previdência. Neste sentido, apresentamos também nesta edição (leia na p.4) um quadro comparativo para ajudar nessa análise.