Jorge Nazareno

Perdas importantes em ano memorável

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 10 dez 2013

A perda de Nelson Mandela no último dia 5 deixa para o povo sul-africano e para o conjunto da humanidade o vácuo de mais um grande homem que viveu para combater a desigualdade e lutar para que todo um povo pudesse viver pacificamente e de forma justa.

O legado do líder Mandela atravessa continentes porque é também a luta de todos nós trabalhadores que a cada dia vamos às fábricas, às escolas e às ruas dar um pouco de nós, especialmente na América colonizada, incluindo o nosso Brasil, onde resiste a intolerância racial, o preconceito contra as mulheres e os homossexuais, o subdesenvolvimento.

Além de Mandela, no Brasil, perdemos neste ano um dos nossos símbolos da luta contra a ditadura, especialmente para os metalúrgicos de Osasco: José Ibrahin, que também dedicou sua vida a militância pelo ideal democrático e justiça social.

No ano da morte de Mandela e de Ibrahin, no Brasil onde persistem tantas injustiças, vimos em 2013 milhares de brasileiros tomarem as ruas para manifestarem os vários motivos de seus descontentamentos. Foi um ano de intensa mobilização social, com o movimento sindical nas ruas cumprindo seu papel histórico de cobrar melhorias para o país e para a classe trabalhadora, especialmente as reivindicações da pauta trabalhista. Por isso, este é um ano memorável para nossa democracia.

Enquanto categoria, mais uma vez saímos de uma Campanha Salarial com o melhor aumento real conquistado dentre todas as negociações travadas no ano e com nossos direitos preservados. Resultado de uma luta que expressa o compromisso de uma categoria que honra os 50 anos de história do seu Sindicato e que sabe a diferença que faz a organização em torno da sua entidade de luta.

Então, companheiros e companheiras, ao olhar para as expectativas para o 2014 que já se avizinha tenhamos em mente a luta de Mandela, de Ibrahin e este ano para que nos mantenhamos firmes para nossa própria luta enquanto trabalhadores brasileiros. Boas festas!

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos