Creusa de Oliveira

Precisamos de mais mulheres na organização no local de trabalho

Por Creusa de Oliveira - Diretora dos Metalúrgicos de Osasco e Região  02 abr 2020

A participação das mulheres na organização no local do trabalho é tão importante quanto a dos homens. Podemos e devemos contribuir nas ações para tornar o ambiente de trabalho melhor para todos, seja como delegada sindical, membro da Cipa, membro de comissões de PLR e de fábrica.

Nas metalúrgicas da região, é cada vez mais comum encontrar trabalhadoras na ocupação destes espaços. No entanto, esta participação precisa ser maior. Sabemos das dificuldades que encontramos para ocupar alguns espaços, de sermos eleitas ou termos voz ativa nas tomadas de decisões. Mas temos que derrubá-las para, então, ocupar os nossos espaços e conquistar mais igualdade entre todos.

A ausência de representantes femininas pode ser um obstáculo na hora de reconhecer os problemas específicos do local de trabalho para as mulheres e levar adiante suas reivindicações. Da mesma forma, faz falta nos momentos da organização de toda a categoria. Por isso é tão importante participarmos das discussões, ocupar os espaços e lutar pela ampliação deles.

Ter e dar voz é necessário para atingirmos uma real organização no local de trabalho. É fundamental para avançarmos na luta por oportunidades e direitos iguais. É essencial para atingimos uma vida mais justa e digna para todos.

Para isso, convido todas as companheiras a participarem e ocuparem estes espaços. Juntas somos mais fortes e vamos muito mais longe.