Jorge Nazareno

Reforma da Previdência e populismo midiático

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 30 jan 2018

O domingo, 28, de milhares de brasileiros terminou com uma avalanche de populismo, demagogia e manipulação, com a participação do presidente Michel Temer num dos programas de maior audiência na TV brasileira, o programa Silvio Santos. Com a ajuda do apresentador, Temer pretendeu explicar para o “povão” qual é a real sobre a reforma da Previdência. E repetiu a mesma ladainha mentirosa: disse que vai mexer em privilégios e que, se não fizer a reforma agora, a Previdência vai quebrar.

O certo é que Temer lança mão de todas as ferramentas para ganhar as mentes da população e o apoio do Congresso a uma reforma que pesa, sim, no bolso dos brasileiros. A reforma tem como fundamento a instituição de uma idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens, que deverão contribuir por ao menos 15 anos para ter direito a aposentadoria. No entanto, esse período de contribuição somente dará direito a 60% do valor do benefício. Para chegar aos 100%, terá de contribuir por 40 anos.

Além disso, a reforma pretende mudar a fórmula de cálculo, o que também irá provocar o achatamento dos benefícios. Mas nada disso é detalhado pelo presidente em entrevistas como a concedida a Silvio Santos, nem pelas propagandas que buscam difundir a reforma como salvação para que o país não vire uma Grécia.

Não caia nessas armadilhas: a reforma da Previdência de Temer quer, sim, acabar com sua possibilidade de aposentadoria. Com medo dessa situação, o trabalhador irá correr para as mãos dos bancos e seus planos de previdência privada. Não ceda ao terrorismo e participe das manifestações que irão ocorrer nas próximas semanas contra a reforma, que deverá ser levada a votação neste mês de fevereiro. Lute pela Previdência pública e para todos.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos