Jorge Nazareno

Rumo às próximas vitórias

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 12 dez 2014

Da luta pela verdade sobre os crimes praticados pela ditadura no Brasil às lutas nas portas de fábrica. Encerramos o ano de 2014 com importantes resultados compartilhados com a categoria. Desde a pesquisa sobre a inclusão nas metalúrgicas, que mostram a importante marca de 87,6% de preenchimento das vagas geradas pela Lei de Cotas, passando pelo estudo sobre acidentes nas metalúrgicas da nossa base, que demonstrou que a cada 15 dias acontece um acidente grave na nossa base, até chegarmos na contribuição aos trabalhos da Comissão Municipal da Verdade de Osasco e da Comissão Nacional da Verdade.

Conquistamos aumento real numa das Campanhas Salariais mais acirradas dos últimos anos. Resultado de uma mobilização construída numa sequência de seminários e assembleias que demonstraram a força dos metalúrgicos de Osasco e região e do conjunto dos metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Fechamos o ano com a marca de R$ 60 milhões em acordos de PLR, negociados pelo Sindicato com base na organização destes companheiros nas fábricas.

Mas, temos inúmeros desafios pela frente. Certamente, um deles é garantir a ampliação de todos esses resultados. Para isso, antes, de tudo, é preciso fortalecer cada vez mais o Sindicato participando das atividades e que aquele companheiro ou companheira que ainda não é sócio se sindicalize.

Pautas importantes como o fim do fator previdenciário, as 40 horas semanais, o combate a terceirização, melhorias na fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho, por investimentos na Saúde e na Educação públicas e pelo combate a desindustrialização também dependem da nossa pressão e do grau de diálogo que o Congresso e o governo da presidenta Dilma Rousseff estarão realmente dispostos a estabelecer com os trabalhadores. Em 2015, vamos manter a luta para que a Pauta Trabalhista seja atendida.

Por isso, companheiros e companheiras, é com a alegria de mais um ano de trabalho com a categoria, que desejo a todos boas festas de final de ano. Estaremos juntos em 2015 para construir as próximas vitórias.