Eliseu Silva Costa
COMPARTILHAR

Trabalhador: O Sindicato é feito por você!

Por Cristiane Alves | 20 mar 2018

Os Sindicatos no Brasil têm sofrido ataques constantes dos patrões e da mídia em geral. Com a Reforma Trabalhista, iniciou-se uma nova era nas relações entre capital e trabalho e, claro, em nome da competitividade e de maiores lucros, a precarização do trabalho tem sido uma tentativa constante por parte das empresas.

Tentar sufocar os sindicatos através da falta de financiamento tem sido uma estratégia covarde e permanente. Sem suas entidades, os trabalhadores estarão totalmente à mercê de seus patrões e, sabemos bem que, individualmente, ninguém terá força suficiente para enfrentar os desmandos patronais.

Neste momento (e sempre), ao trabalhador só resta a opção de unir-se ao seu sindicato. Sabemos que a pressão contra isso é forte dentro dos locais de trabalho, mas não existe outra alternativa para revertermos esse jogo senão nos mantermos coesos, alertando os trabalhadores para os males da Reforma Trabalhista e a necessidade de não cederem e permanecerem juntos fortalecendo a luta por seus direitos através do Sindicato.

Nas ruas, nas portas de fábricas e dentro dos locais de trabalho, é urgente travar esse debate. A questão fundamental é a perda de direitos conquistados a duras penas durante décadas de lutas serem jogados fora. Contra isso, apenas uma ação permanente e cotidiana dos sindicatos junto a seus representados poderá garantir força e resultados positivos aos que, a duras penas, constroem a riqueza desse país!