Diretoria do Sindmetal

Um 2021 de luta, unidade e resistência

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 07 dez 2021

O ano de 2021 foi repleto de desafios. Foi um período de muita luta e de grandes embates para mantermos as nossas conquistas, para ampliarmos os acordos de PLR na região e para conquistarmos o reajuste salarial, mais a renovação dos direitos da Convenção Coletiva.

Que no próximo ano possamos renovar nossa força e coragem em defesa dos nossos direitos. Vale ressaltar que um sindicato não pode se limitar a discutir apenas sobre reajustes salariais, sobre pautas econômicas.

Precisamos também dar atenção às condições de trabalho, a tudo que se refere a saúde e segurança. E foi o que fizemos neste e nos outros anos que passaram. Mas esta preocupação precisa estar presente também na vida dos companheiros e companheiras. Afinal, todos querem retornar para casa da mesma forma que saíram: saudáveis.

Além disso, os companheiros e companheiras precisam se envolver mais nas discussões que regem a vida da população e que, necessariamente, passam pela luta política. Neste sentido, para também contribuir para a transformação da sociedade.

Para isso, 2022 nos reserva a grande oportunidade de mudarmos os rumos da nossa política com as eleições para presidente, deputados e senadores. Vamos ter de nos colocar de forma atenta, comparar os discursos dos candidatos com as ações de cada um deles. É necessário priorizar os candidatos que estão ao lado da classe trabalhadora e se colocam contra a retirada de direitos.

O próximo ano será mais um ano de resistência. Por isso precisaremos intensificar a nossa mobilização, as nossas alianças e o nosso diálogo. Por isso, neste último jornal de 2021, queremos desejar boas festas a todos e todas, e um 2022 cheio de disposição de luta para defendermos os nossos direitos, e avanços na organização dos trabalhadores. Em tempo: parabenizamos os metalúrgicos de Osasco e região pela capacidade de luta para enfrentar todos os desafios deste 2021.